quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Post Final

Pessoal...
Tinha prometido um post final para o Blog e vou cumprir o prometido. Meio tarde eu sei, mas a correria volta de viagem/festas de final de ano acabaram me impedindo de escrever antes...
Mas hoje no último dia do ano, vou cumprir o prometido e escrever o post final.
Nosso ultimo dia aqui foi bem triste...Nos demos muito bem com os nossos colegas indianos e com certeza são pessoas que deixaram saudades. Por coincidência, o nosso ultimo dia aqui foi no mesmo dia que a festa de fim de ano deles e não podíamos imaginar maneira melhor de encerrar nossa estada aqui. Os indianos adoram dançar e a festa foi bem divertida mesmo.
Ah sim, chegou à hora de escrever sobre as diferenças entre a Índia que encontrei com aquela que foi apresentada na novela.
Pra começar, das expressões usadas na novela (Arebaba, Arebaguandi,Namaste e etc) a única que eu ouvi por aqui foi o Namaste. Detalhe essa expressão só era usada pelo pessoal do hotel e tenho quase certeza que era mais pra fazer uma onda com os hospedes do que por ser uma expressão usada.
As novas gerações não ligam mais para os sistemas de castas e as mulheres não usam mais Sarees no dia a dia. Saree virou basicamente roupa para festas e ocasiões especiais. O que elas usam basicamente no dia a dia são calças de tecido com uma bata e um lenço no pescoço, às vezes usam jeans e roupas um pouco mais ocidentais (mas isso é mais raro).
O machismo, também, não é tão grande assim, pelo menos não no ambiente de trabalho. Não vi nenhuma diferença no tratamento das mulheres aqui. Alias uma coisa que notei é que eles têm muito mais mulheres trabalhando com desenvolvimento de software do que nas empresas brasileiras.
Eles realmente gostam de dançar (como eu já disse acima) mas dançam apenas nas festas e não saem dançando feito doidos a toda hora, como parecia na novela.
Já o transito é realmente caótico não tem como escapar. Logo que cheguei aqui pensava: É exagero, depois de um mês vamos estar aptos a dirigir por aqui. Descobri que isso não é possível...não tem como alguém que não seja Indiano dirigir por aqui.
A comida? Bom, posso dizer que a gente se acostumou um pouco com a pimenta, mas ainda sinto falta do tempero brasileiro.
Bom, acho que era isso. A Índia superou minhas expectativas em muitos sentidos e posso dizer que gostei muito de estar aqui. É diferente do nosso habitual? Sim e muito, mas passado o choque inicial, acabou se tornando um lugar bem interessante e não teria problemas em voltar pra cá mais uma vez.
Espero que tenham gostados do blog, eu adorei escrevê-lo.

Um Ótimo 2010 a todos!!!
Joana

Nenhum comentário:

Postar um comentário